Força-tarefa COVID-19 Unicamp

Chamada de propostas de pesquisa – Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19 (Coronavirus Disease 2019)

Análise rápida de Solicitações de Suplementação de Rápida Implementação para auxílios FAPESP nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPIDs, CPEs.

Os tópicos de pesquisa de interesse incluem, mas não são limitados, aos descritos a seguir:

  1. Características epidemiológicas, por exemplo, potencial de transmissão, disseminação geográfica, interações com outros vírus, alteração do genótipo viral, suscetibilidade do hospedeiro, período de incubação, etc.
  2. Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos e rápidos para COVID-19.
  3. Desenvolvimento de candidatos terapêuticos para a COVID-19; terapêutica de amplo espectro contra múltiplas cepas de corona vírus; estudo da atividade anti-COVID-19 de terapêuticas existentes inicialmente desenvolvida para outras indicações.
  4. Terapêutica, com priorização daqueles com potencial para rápido desenvolvimento clínico ou reuso de terapêuticas existentes desenvolvidas para outros patógenos.
  5. Estudos para compreender aspectos críticos da infecção viral, replicação, patogênese e transmissão; examinar a estabilidade e persistência do vírus.
  6. Pesquisa em procedimentos clínicos, indicadores de prognóstico clínico, incluindo investigações voltadas para a compreensão da história natural da doença.
    7 Identificação e avaliação das respostas imunes inatas, celulares e humorais à infecção pelo SARS-Cov-2
  7. Investigações epidemiológicas e soro-epidemiológicas, como as que visam compreender melhor as características e gravidade da transmissão, a fim de compreender o impacto potencial das medidas de controle da COVID-19.
  8. Pesquisa baseada em ciências sociais que contribua para a compreensão e influência do comportamento – para as instituições públicas e locais de trabalho – para facilitar a contenção e minimizar comportamentos contraproducentes (inclui pesquisa baseada em georreferenciamento e dados sociais para investigar zonas de risco nas grandes cidades).
    Envio de propostas até 22 de junho de 2020.