Força-tarefa COVID-19 Unicamp

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Problemas:
Pré-triagem, coleta de dados, acompanhamento remoto de pacientes e predição de diagnóstico usando Inteligência Artificial.

Proposta:
Definir protocolo de pré-triagem de pacientes e modelar as variáveis relevantes para uma árvore de decisão de forma que o paciente possa introduzir os dados inicias e utilizar Inteligência Artificial para direcionar o paciente para diferentes opções de tratamento em função do risco predito. Pacientes que forem direcionados para suas casas serão monitorados através do mesmo sistema utilizado na triagem.

Soluções de TI:

• Contratar software para coletar os dados (está no ar em 5 dias) e para acompanhamento remoto de pacientes.
  • Integrar os dados da pré-triagem com dados clínicos e treinar algoritmos de IA para predição de forma anônima.

Necessidades:

• Validar os protocolos de pré-triagem com as equipes do pronto-atendimento.
3 curtidas

Encontrei um artigo descrevendo um modelo para essa identificação através de uma pesquisa por aplicativo:

https://sci-hub.si/https://www.cambridge.org/core/journals/infection-control-and-hospital-epidemiology/article/identification-of-covid19-can-be-quicker-through-artificial-intelligence-framework-using-a-mobile-phonebased-survey-in-the-populations-when-citiestowns-are-under-quarantine/7151059680918EF9B8CDBCC4EF19C292

Como faço para participar do grupo de whatsapp?

1 curtida

Obrigado Hugo,
pode entrar em contato comigo no Telegram @torezzan.

Esse artigo está com o pré-print aberto na própria revista Infection Control & Hospital Epidemiology .
Link:

Bom dia, pessoal!
Gostaria de colocar-me a disposição da comunidade, estou junto com o Prof. Torezzan nesta empreitada. Tem mais colegas participando, seria interessante também se identificarem aqui!
Abraços e bom trabalho a todos!

1 curtida

Olá pessoal,
tenho pós-doutorado em simulações preditivas e atualmente sou cientista de dados, tenho experiência em IA utilizando R e python. Como posso ajudar? Muito obrigada

1 curtida

Oi Angelica, muito obrigado pela disponibilidade de colaborar.
Neste momento estamos trabalhando na implantação do aplicativo (chatbot) e também nos ajustes operacionais em conjunto com equipe de triagem e médicos. Nossa proposta é orientar todos os pacientes (que puderem) a inserirem seus dados de pré-triagem usando o próprio celular. Alternativamente estamos considerando terminais de atendimento com apoio de assistentes da área de saúde. Feito isso, o app vai enviar as informações para uma central de enfermagem que fará o atendimento pessoal priorizando por risco.
O desafio neste momento é sistematizar um protocolo eficiente de triagem que permita a coleta adequada de dados para posterior acompanhamento remoto. Se precisarmos de alguma força em python ou R entraremos em contato. Grato!

Oi @torezzan, excelente. Podem contar comigo. Se precisarem de ajuda para o chatbot, podem contar comigo também. Sei um pouco sobre o assunto (mais como acompanhar a performance do chatbot). Eu que agradeço, muito obrigada.

1 curtida

Olá, me chamo Allex, sou aluno de graduação em Física na Unicamp. Tenho 21 anos de experiência na área de programação, e atualmente trabalho com pesquisas envolvendo IoT no LALT da Unicamp. Não possuo experiência na área de IA, mas gostaria muito de contribuir com vocês de alguma forma.

1 curtida

Olá Allex, muito obrigado por se colocar à disposição. Se precisarmos de algum apoio com IoT ou programação entraremos em contato.

1 curtida

Olá pessoal, tenho mestrado em ciência de dados e atualmente sou Cientista de Dados, tenho experiência em análise de redes complexas (modelagem de epidemias SIR e SIS) e mineração de dados não estruturados. Estou a disposição para contribuir no que for necessário.

Abraços

1 curtida

Obrigado Luis,
se precisarmos entraremos em contato.
Sobre modelagem de epidemias, há uma outra frente tratando especificamente disso. Você pode entrar em contato através do link abaixo.

Abs

Ok Professor, vou dar uma olhada lá também.

Abraços

Boa tarde pessoal,

Sou graduado em Ciências da Computação e Engenharia. Estou me aprofundando em AI/ML/Deep Learning e programador Python. Gostaria de ser usado como ajuda prática para implementação dos códigos.

Dito isto, gostaria de compartilhar um banco de dados de exames de raio-x de casos diagnosticados com covid-19, juntamente com algumas informações. Talvez pudesse ajudar a treinar o modelo.

Estou a disposição.

1 curtida

Olá Pedro,
agradeço sua disponibilidade. Se precisarmos de alguma força com programação certamente entraremos em contato.
Quanto à análise de imagens de raio-x, ainda não estávamos olhando para isso, em função da prioridade do chatbot de atendimento - mas certamente é uma linha muito promissora. Por acaso você chegou a rodar algum modelo, ou fazer algum teste, para as análises sugeridas no github da ieee8023?

1 curtida