Problema
Acelerar o desenvolvimento de produtos e processos empregados no combate ao COVID-19 através do uso de tecnologias de Manufatura Aditiva (Impressão 3D) que auxiliam na produção automática de objetos físicos a partir de modelos virtuais 3D CAD, com geometria limitada. A Como apoio oferecemos também a tecnologia de Engenharia Reversa (digitalização 3D) que tem como objetivo gerar o modelo virtual (CAD) a partir de um objeto físico existente, tornando possível e rápido replicar e/ou aprimorar um produto já existente.
Proposta
Disponibilizar as máquinas de impressão 3D instaladas no Laboratório para desenvolvimento de produtos, desde que estejam em consonância com as normas da ANVISA:
Tecnologia: Sinterização a Laser Seletivo (SLS)
Materiais: poliamida 12 (esterelizável)
Tecnologia: Sinterização Direta de Metal por Laser (DMLS)
Materiais: Aço Maraging e 316L, Ligas de Titânio (Ti64), Ligas de Cobalto-Cromo (Co-Cr-Mo)
Tecnologia: Bioimpressão 3D
Biomateriais: PLA, Hidrogel, PVA, PLGA
Tecnologia: Scanner óptico para digitalização 3D
Status
Em parceria com CEB (Centro de Engenharia Biomédica) coordenador pelo Prof. Leonardo Elias estamos desenvolvendo protetores faciais (“Face Shield”) por impressão 3D, desenvolvimento, estudo e design de válvulas para respiradores, e peças de reposição para equipamentos médicos.
Necessidade
Recursos para compra de matéria prima para impressoras 3D e placas em material PETG para viseiras dos protetores faciais. Identificar parceiros da iniciativa privada para escalar a produção (máscaras, filtros, respirares, ventiladores, entre outros).