Força-tarefa COVID-19 Unicamp

Metabolômica comparativa de voluntários infectados com COVID-19 e desenvolvimento de estratégias antivirais

Problema: O vírus SARS-CoV 2 é um coronavírus que provoca a doença nomeada Covid-19. É um vírus novo, altamente contagioso e seus modos de ação específicos ainda são incógnitos. Apesar da ação de tipos similares de vírus ser conhecida, assim como, os sintomas de doenças similares, a Covid-19 não tem tratamento e tão pouco prevenção e hoje é uma ameaça a saúde publica, visto que a organização mundial de saúde reconheceu o perigo que a SARS-CoV 2 trouxe a humanidade ao proclamar pandemia mundial em Março de 2020. Quando o alvo é homem é preciso destacar que o sistema imune reage frente a SARS-CoV 2 de forma surpreendente, parecido com doenças auto-imune. Também, o fato agravante é infecção de pulmão bilateral e infecções secundárias bacterianas.
O diagnostico da Covid-19 ainda está sendo desenvolvido e como teste confiável é tomada a análise por PCR e reconhecimento da sequência do RNA viral. Também, há duas abordagens para o seu combate: (1) desenho de antivirais - inibidores que impedem a ligação do vírus com as células humanas e param a infecção; ou que inibem as enzimas chave para sua multiplicação (formação, montagem e propagação), tendo como alvo o vírus e proteínas e/ou enzimas que participam da Covid-19 ou (2) imunização de humanos (vacinas) ou ainda terapias que modulem a resposta imune. Neste contexto, observa-se uma lacuna de conhecimento sobre as alterações metabólicas causadas pela infecção por SARS-CoV 2. Este conhecimento é crucial para aprimorar o nosso entendimento sobre a doença auxiliando no combate à Covid-19 seja através de métodos alternativos para o diagnóstico de pacientes, assim como na produção de materiais antissépticos

Projeto: Esta proposta visa compreender melhor as alterações metabólicas por causa da infecção por SARS-CoV 2 aplicando técnicas de NMR e MS, em dois tipos de amostras – soro humano e ar exaltado. Relacionar as descobertas com vias metabólicas alteradas por Covid-19 e melhorar diagnóstico ou indicar possíveis biomarcadores da doença e/ou presença do vírus e proporcionar um acompanhamento de tratamentos. Outros alvos do nosso estudo são enzimas e proteínas celulares envolvidas em infecção por vírus e o próprio vírus. E ainda gostaríamos de entender a função de proteínas do envelope viral e sua preferência pelas células pulmonares (também células do epitélio pulmonar de indivíduos afetados por doenças crônicas – diabetes, hipertensão, cardiovasculares ou de envelhecimento). E estudar os efeitos provocados no vírus aplicando nanopartículas de prata biogênicas já investigadas como antissépticos virais em outros tipos de vírus e SARS.

Status: início ainda sem financiamento exclusivo.

Necessidade: insumos químicos para realização dos ensaios (e.g., cultivo de células, análise instrumental, purificação de proteínas e síntese de nano-materiais). Alunos de graduação e pós-graduação com conhecimento básico nas respectivas áreas e atuação.

1 curtida

Posso fazer o processamento dos dados! Trabalho com Metabolômica e sei processar e analisar os dados no R!

Perfeito! Iremos entrar em contato! A Taicia e eu estamos trabalhando na frente de MS e a Buba na frente de RMN.

1 curtida

Eu tenho experiência com dados de MS, mas posso tentar ajudar no processamento com NMR!

Me coloco a disposição. Eu trabalho com microbiologia e tenho experiência básica com MS.

Oi Leandro. Sou sua colega no IQ e trabalho com MS desde 2005, com metabolômica desde 2007, rodando dados em R desde 2016 e trabalhando com cultura de células desde 2018. Já havia me oferecido inclusive por e-mail quando houve o contato via PRP para colaborar. Acho curioso vocês buscarem expertises fora do IQ ao invés de querer colaborar com os próprios colegas de instituto. Enfim, estou à disposição para ajudar e gostaria de poder ver uma ciência realmente colaborativa, ainda mais quando se trata de um assunto tão sério em termos de saúde pública.

Olá! Em meu laboratório tenho alguns insumos de purificação de proteínas, que usei no meu desenvolvimento de proteína pegilada. Posso montar uma lista, ou me passe se já tem determinados alguns insumos para eu verificar se os possuo. Obrigada