Força-tarefa COVID-19 Unicamp

Pulmão de aço alternativo, feito com galão de água 20 Litros

Essa proposta visa construir uma Câmara Respiratória com a ideia básica do pulmão de aço antigo, com a diferença de dimensão. A ideia é testar a atuação análoga do equipamento de aço que envolve todo o corpo do paciente, mas agindo somente sobre o abdomen, produzida com metade de um galão de plástico de 20 litros cortado ao meio longitudinalmente. O galão colocado sobre o peito e barriga possui vedação que lacra seu compartimento em contato com a pele como uma espécie de ventosa, grudada ao tórax por pressão negativa de sucção, que produz uma PEEP interna dos pulmões, como consequência do seu funcionamento.

A ideia contem soluções de baixo custo para uso em emergência pandêmica. É feito adaptando um galão de água cortado ao meio, com vedações de espuma emborrachada nas bordas que encostam na pele do torax do paciente, construíndo uma câmara externa ao corpo, como uma espécie de ventosa. A bomba é conectada à câmara ao invés de entubar ou máscara, mantendo as vias aéreas livres.

O equipamento deve ser acoplado a uma bomba de ar ativada por microcontrolador.

A ideia do galão de água 20 litros cortado ao meio com vedação suficiente para manter uma câmara de pressão negativa no torax do paciente.

Dessa maneira alternativa espera-se contornar o Baritrauma, aprimorando os equipamentos que já foram produzidos, mas permanecem inadequados para uso nos pacientes de COVID19.

Também é uma maneira de disponibilizar equipamentos respiradores mais seguros para regiões desprovidas de equipamentos médicos em uma situação de pandemia e escassez de equipamentos de respiração.

I am sorry by the poor quality of the scheme above, I will make one with a gallon and post later.