Força-tarefa COVID-19 Unicamp

Relação entre temperatura e taxa de contágio

Estou trabalhando com o autor de [2003.12417] Temperature dependence of COVID-19 transmission
(foi meu colega no primero postdoc) para desenvolver este estudo, identificando variáveis correlacionadas com a temperatura e separando a correlação causal e indireta.
Isso e feito substituindo o eixo “x” nas figuras 1,2 com vec{X}.B.vec{X} onde X e um vetor de N parametros e B e uma matriz simetrica NXN
Se o R^2 (coefficiente de determinação) da fitagem vai diminuir, seria uma indicacao existe uma correlacao direita com o parametro, e nao soamente a temperatura.

Ate’ agora os 2 parametros que consideramos, que ja foram examinadas na literatura medica, sao

a) Abundancia de vitamina D (correlada com a temperatura).
b) Vacinacao BCG (obrigatoria em muitos paises tropicais, e tanbem paises frios com historico Comunista e ex-comunista, mas nao em paises temperados).

O nosso problema principal e que somos fisicos teoricos (fitar modelos ridiculmente semplificados a dados ridiculmente incompletos e o standard de cosmologia teorica :slight_smile: ) ,
e a literatura medica parece ser bastante etereogenea e inconsistente sobre criterios quantitativos entre paises diferentes. Nao temos muita confianca que estamos comparando macas com laranjas na escolha de dados. conselhos de alguém com experiência neste tipo de literatura seria muito bem-vinda. Além disso, propostas de variáveis candidatas que se correlacionam com a temperatura ajudariam

Estamos procurando uma recomendação de onde encontrar dados sobre o nível populacional de vitamina D, preferencialmente sazonal (fevereiro-março), elaborado com regras consistentes

Giorgio, boa tarde. Por favor me diga se encontrou relação com a taxa de vitamina D dos recuperados da doença. Temos um projeto de desenvolvimento de um fonte de UV-B artificial de baixa intensidade. Se tiver relação engatilho esse projeto na hora.
Obrigado e bom trabalho.

Leteratura sobre correlacao ja existe, ve por exemplo

O que nos estamos tentando de ver e, ate quanto este efeito e responsavel com a dependencia de taxa de crescimento da doenca da temperatura, sendo temperatura e vitamina D correlados.

Giorgio, li que os exames de vitamina D são relativamente baratos. O teste se chama: 25-hidroxi vitamina D e é vendido por R$50.
Você acha interessante fazer mais testes em grupos de pessoas específicos?